top of page

3 Simples Estratégias para Vencer a Ansiedade

  • Foto do escritor: Gabriel Oliveira
    Gabriel Oliveira
  • 2 de jul. de 2018
  • 3 min de leitura

Você se prepara para ir em uma festa. Nesse exato momentos pensamentos já começam a te deixar preocupado. Só o fato de imaginar alguém vindo falar com você, já causa grande apreensão e desconforto.

Quando chega na festa, você está completamente paralisado. Parece que o tempo passa mais de vagar. Seu corpo está rígido e os únicos pensamentos que passam pela sua cabeça é sair de lá o quanto antes possível.

O que você mais temia acontece, alguém vem falar com você. Na hora, seu coração dispara. Parece que no seus estomago existe um outro coração pulsando freneticamente. Você mal consegue se concentrar naquilo que a outra pessoa está dizendo.

Com algumas pessoas, a ansiedade atrapalha em reunião sociais, como festas e reuniões de trabalho. Mas pode ser no ônibus, na sala de aula, na rua ou até em casa. Eu como psicólogo, sempre achei que a luta contra a ansiedade não poderia somente se reduzir a anos de psicoterapia, procurando encarar as situações de frente, pois muito acham que isso é falta de coragem. Ou, indo de farmácia em farmácia, utilizando medicações que no fundo, sabes que só funcionam um pouco durante certo tempo, mas que depois de alguns meses, todos os sintomas retornam.

Se você nunca passou por isso, acredito que conhece alguém que já passou. Eu tenho um exemplo na família, uma pessoa muito próxima que por muito tempo lutou contra a ansiedade.

Agora, eu quero e preciso que você entenda uma coisa muito importante: ANSIEDADE NÃO TEM NADA HAVER COM FALTA DE CORAGEM!

Então esqueça aquelas conselhos dos seus pais, amigos e parentes dizendo que você somente precisa ser mais corajoso.

Gostaria de mostrar a você 3 estratégias maravilhosos e comprovadas cientificamente que se você aplicar na sua vida, você conseguirá reduzir e regular seus níveis de ansiedade. Mas para que isso seja possível, você deve se comprometer consigo mesmo!

- Sinta-se no controle de sua vida

Muitos de nós começamos a adiar aquilo que temos que fazer porque não estamos nos sentindo bem. Passamos horas decidindo o que faremos.

E o mais importante, ficamos decidindo se temos as habilidades necessárias para realizar aquilo que devemos ou desejamos realizar. Você já se deu conta de quanto tempo perde se perguntando:

Que roupa devo vestir? Qual trabalho devo fazer? Quem devo namorar? Onde devo ir? E quanto mais indecisão, mais tempo você perde e mais as dúvidas acumulam.

Faça as coisas de qualquer maneira!

Não se preocupe, está tudo bem! Normalmente temos grandes expectativas diante da nossa performance, e com isso, nunca achamos que estaremos pronto o suficiente.

Aprendemos a ter necessidade de fazer tudo com extrema perfeição. Isso na maioria das vezes, começa na escola. Mesmo você alcançando a nota 8, os únicos que eram recompensados eram aqueles que alcançavam o 10.

Nada do que iremos começar a fazer será perfeito. É necessário praticar, e para praticar é preciso dar o primeiro passo. Não se preocupe se vai ficar ruim, apenas comece. Isso te dará a chance de se divertir, arriscar e a melhorar ao londo do processo e quando olhar para trás, você verá que não ficou tão ruim assim.

-Perdoe a você mesmo

Imagine que você possui um amigo que todos os dias aponta do dedo para você e faz duras e pesadas críticas sobre os seus erros e as oportunidades que você perdeu. Como você se sentiria vivendo com uma pessoa dessas?

Pessoas que sofrem com algum problema relacionado a ansiedade, fazem isso o tempo todo. Não são boas com elas próprias. Se você gaguejou alguma vez na frente de outras pessoas por estar nervoso, se tem vergonha por ter tido um ataque de pânico na frende dos outros, perdoe a si mesmo.

Comece a se tratar melhor, com menos cobrança e com mais carinho. Perdoar a si mesmo é extremamente poderoso!

- Determine um sentindo para sua vida

Aqui estamos falando de vida pessoal, e vida pessoal é feita de pessoas e de relacionamentos. Dar um sentido para vida é pensar em como você irá contribuir para os relacionamentos a sua volta, e isso é extremamente importante.

Mesmo que hoje o sentido d a sua vida seja construir uma mansão, com certeza você irá enjoar rapidamente de morar em uma casa enorme sem ninguém a sua volta.

Lembre-se, o intuito aqui não é contribuir para levar consigo o muito obrigado do outro, até porque você não precisa disso para ser feliz.

E lembre-se sempre, se você não espera nada da vida, ainda assim, a vida espera algo de você!


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page